Tarefa: SI Documentar o Projeto do Software
Documentar ou atualizar o projeto do software
Disciplinas: 3 Atividade Projeto de Arquitetura e Detalhamento do Software
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      • Analisar a especificação de requisitos para gerar o projeto de arquitetura, seu arranjo em subsistemas e componentes de software definindo as interfaces internas e externas.
      • Descrever em detalhes a aparência e o comportamento da interface, com base na especificação de requisitos, de modo que os recursos para sua implementação possam ser previstos.
      • Fornecer os detalhes dos componentes de software e suas interfaces para permitir a construção de uma foma evidente. Gerar ou atualizar o registo de rastreabilidade.
      Etapas
      Passo 1: Identique os documentos

      É necessário identificar que documentos serão produzidos, quando serão produzidos, por quem serão produzidos e quem são os interessados nestes documentos.

      Passo 2: Desenvolva a documentação

      Deve-se desenvolver a documentação associada ao projeto (design), este pacote de dados técnico contém a documentação produzida durante o projeto que tem início com a avaliação das alternativas de solução. O pacote de dados técnico pode conter, por exemplo, o projeto (design) da arquitetura do sistema, o raciocínio por trás das decisões tomadas, o projeto (design) dos componentes, o projeto (design) das interfaces e a rastreabilidade entre os requisitos e os componentes do projeto e interfaces

      Passo 3: Mantenha a documentação

      Certique-se de manter e revisar a documentação necessária para a manutenção, operação e instalação do produto, de acordo com critérios previamente definidos, para garantir a consistência em relação aos requisitos e ao projeto (design). Padrões podem facilitar o entendimento e a leitura da documentação. Alguns exemplos de possíveis padrões são:

      • Fontes a serem utilizadas, dependendo do contexto (rodapé, título, conteúdo etc.);
      • Uso de abreviações;
      • Tamanho das fontes;
      • Compatibilidade com processadores de texto;
      • Imagens geralmente utilizadas pela organização na documentação.

      Os critérios incluem, por exemplo, como a documentação será mantida no sentido de controlar as suas modificações durante o projeto, mantendo-a consistente com os demais artefatos gerados durante o projeto, ou então se a documentação será desenvolvida aos poucos,durante as atividades do projeto, ou se será desenvolvida toda de uma vez só, no final do projeto. Estes critérios também podem indicar como a  documentação  estará  organizada  e  que  itens/requisitos do  sistema  deverá descrever

      Informações Adicionais
      Mentores de Ferramentas